Histórico do Campus

O município de Abaetetuba, onde está localizado o Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará, e sede do PPGICITI, existe desde 1750, data mais recuada de sua formação administrativa, tendo surgido primeiramente como distrito subordinado ao município de Belém. Pertence a microrregião do Baixo Tocantins, no estado do Pará. Sua população em 2015 foi estimada 150.431 habitantes. É considerada cidade-pólo da Região do Baixo Tocantins e a 7° mais populosa do Estado do Pará. No contexto geopolítico, localiza-se às margens do rio Maratauíra, afluente do Rio Tocantins, sendo parte de uma rede hidrográfica vasta e complexa, constituída por vários afluentes menores e aproximadamente setenta e duas pequenas ilhas, cujo complexo é chamado de Região das Ilhas bastante povoadas, conhecidas como comunidades ribeirinhas. Além disso possui aproximadamente 36 comunidades que vivem à beira da estrada, além da sede da cidade, possuindo uma área total de 1.610.743 Km². A população é em sua maioria rural, notadamente ribeirinha e extrativista.

O Campus Universitário de Abaetetuba também conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, no município de Abaetetuba, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Prof. José Seixas Lourenço. Os primeiros cursos de graduação ofertados em Abaetetuba foram as licenciaturas em Matemática, Letras, Pedagogia, História e Geografia, todos em regime intervalar (atual Período Intensivo). As aulas eram ministradas nas escolas cedidas pela prefeitura municipal local, por meio de parceria com a UFPA. As escolas que sediaram os primeiros cursos foram o Colégio São Francisco Xavier, Basílio de Carvalho e Mendes Contente. Atualmente o Campus de Abaetetuba conta com a parceria entre UFPA e a Prefeitura de Abaetetuba, além das prefeituras próximas como Barcarena, Moju, Tomé- Açu, Acará, Concórdia do Pará, Tailândia, Bujaru e Igarapé-Miri.

Em 1991, o prédio do Campus de Abaetetuba foi inaugurado no bairro do Mutirão, na Rua Manuel de Abreu. Em 1992, o Campus inicia suas primeiras turmas do curso regular de Letras e Matemática. Em 1999, foi realizada eleição direta que elegeu o Professor Adelino Ferranti, que atuou na coordenação do Campus de 2000 a 2004. A partir de 2000, o campus ofertou turmas de Letras e Pedagogia financiadas com recursos do FUNDEF, em parceria com prefeituras da região, criadas para capacitar os professores das redes municipais, as turmas foram ofertadas em Barcarena, Tomé-Açu, Concórdia do Pará, Tailândia e Abaetetuba, somando mais 350 alunos. Em 2005, são ofertados os Cursos de Ciências Contábeis e Física de forma flexibilizada e em parceria com a Diocese de Abaetetuba. No ano de 2007, o campus já ofertava 13 cursos com aproximadamente 1000 alunos matriculados. O Campus também realizou parceria com o INCRA e através do programa PRONERA implantou uma turma do Curso de Pedagogia destinada ao atendimento dos ribeirinhos das ilhas do Município de Abaetetuba, denominada Pedagogia das Águas. A partir do ano de 2009 o Campus de Abaetetuba passou a integrar o Programa de Capacitação de Professores das Escolas Públicas (PARFOR) que hoje conta com aproximadamente 600 alunos. Em 2010, o Campus ofertou 60 vagas no curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, através do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) que apoia a implementação de cursos regulares de licenciatura em educação do campo nas instituições públicas de ensino superior de todo o país, voltados especificamente para a formação de educadores para a docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas rurais.

Em 2011, assume a coordenação do Campus o Professor Eliomar Azevedo do Carmo, sendo substituído pelo Professor Sebastião Martins Siqueira Cordeiro, atualmente o Coordenação do Campus.  Hoje, o Campus oferece cursos extensivos e intensivos em Letras (habilitações em língua portuguesa e língua espanhola), Matemática, Engenharia Industrial, física, Pedagogia e Educação do Campo perfazendo um número aproximado de 1.200 alunos.

O Campus conseguiu implantar dois programas de pós-graduação Strictu Sensu no ano de 2017, com funcionamento de Mestrado Interdisciplinar em Cidades, Territórios e Identidades – PPGCITI e Mestrado em Matemática – PROFMAT.

O Campus Universitário de Abaetetuba possui uma área de aproximadamente 140.000 m², que atende a possibilidade de novas construções e ampliações da estrutura física como novas salas de aula, para graduação, pós-graduação e projetos de pesquisa e extensão. Atualmente, o espaço físico do Campus de Abaetetuba comporta 09 (nove) prédios, dentre estes: 03 pavilhões de sala de aula; 02 prédio de laboratórios; 02 prédios administrativos; 01 prédio que comporta um complexo, espaço cultural Toca Tocantins inaugurado em 2003, contendo um auditório com capacidade para 100 pessoas; 01 prédio de um pavimento que abriga no térreo a Coordenação do Campus e 12 gabinetes para os Professores; 01 prédio com Biblioteca e Auditório Central com capacidade para 200 pessoas; por fim 01 prédio onde funciona o Laboratório de Linguagens, onde inicialmente irá funcionar o PPGCITI, até a finalização da construção do prédio da pós-graduação que se encontra em andamento.

No ano de 2004 inicio-se a publicação da revista Margens, periódico interdisciplinar impresso, que se tornou periódico on-line em 2016. Sempre com um Dossiê, o primeiro foi Memória e Oralidade, seguido do dossiê Fontes de pesquisa e o dossiê Filosofia da Educação, que se seguiram ano a ano com a publicação de um número por ano. Em 2013, a revista passou a ter periodicidade semestral e publicou os seguintes dossiês: Educação Matemática; Educação Ambiental; Educação, cultura e desenvolvimento regional; Currículo; Literatura e Resistência. Em 2016 temos o dossiê Formação Docente e um número especial em comemoração ao 10º ano de publicação, nesse dossiê, foi publicado os primeiros resultados das pesquisas dos professores ligados ao PPGCITI. No ano de 2017 foram publicados dois números, Dossiê Trabalho e Educação Básica e o Dossiê Corpo Gênero e Sexualidades.

Fonte: APCN PPGCITI-UFPA